top of page
Foto do escritorAndreia Terapeuta

Planetas Retrógrados, o que são.



Os planetas se movimentam ao redor das suas órbitas em diferentes velocidades e ao longo de diferentes tragetórias. Quando eles se aproximam da Terra, forma-se uma ilusão de ótica. Parece que um planeta desacelera, para e começa a se mover na direção oposta. Na astrologia, isso significa que ele muda de um movimento direto para um estacionário, e depois para um movimento retrógrado.


Os planetas tem um período de retrogração. Mercúrio fica retrógrado durante várias semanas, 3 a 4 vezes por ano. Saturno e Júpiter durante 4 a 5 meses, uma vez por ano. Marte e Vênus ficam retrogrados uma vez a cada dois anos. O Sol e a Lua não ficam retrógrados. Os nodos lunares estão sempre retrógrados.


Cada planeta afeta uma certa esfera da vida humana. Durante o período retrógrado, essa esfera, vem à tona. Nesse momento, acontecem repetições e processos em círculos, atrasos e obstáculos. São influências distorcidas do planeta que resultam em dificuldades com uma manifestação harmoniosa de suas qualidades. Se vários planetas estão retrógrados ao mesmo tempo, muitos processos desaceleram e não se desenvolvem.


A retrogração revela dívidas cármicas que devem ser acertadas. Antes de seguir em frente, temos que prestar atenção a questões não resolvidas e repensar nossa experiência. Ao mesmo tempo, a natureza do planeta se torna introspectiva, direcionada para dentro. Portanto, períodos retrógrados são desfavoráveis para novos começos, mas contribuem para trabalhar internamente a esfera pela qual um planeta é responsável.



MERCÚRIO RETRÓGRADO

O mais famoso e temido. Afeta o pensamento, questões vocais e comunicação, bem como a precisão dos julgamentos. Durante esse período é necessário estar atento às palavras, pois as pessoas podem se entender mal. Pode haver muitos erros, informações distorcidas ou esquecidas e atrasos de aprendizagem. O risco de avarias em equipamentos e acidentes aumentam.


Não é recomendado iniciar novos empreendimentos e projetos, realizar transações, lidar com finanças e fazer compras caras. Por outro lado, é um momento auspicioso para concluir afazeres adiados há muito tempo, organziar documentos, tecnologias, dispositivos e a casa. Pode retomar cursos que estavam parados. Meditações, práticas espirituais e afirmações podem ajudar a acalmar a mente e entrar no estado do criador. Idéias criativas podem surgir, então é bom registrá-las em um diário. Mercúrio retrógrado também é favorável para trabalhar em padrões psicológicos negativos.


MARTE RETRÓGRADO


Exastão, falta de motivação, indecisão e apatia podem surgir. Pode ser difícil perceber e expressar a raiva. Isso pode resultar em agressão passivas e explosões repentinas de raiva. O risco de lesões, queimaduras e avarias de equipamentos aumentam. É melhor evitar a compra de imóveis.


O período favorável para trabalhar questões relacionadas à raiva e à maneira de a vivenciar com segurança, bem como na capacidade de proteger seus limites e interesses. Marte retrógrado nos ensina a administrar e equilibrar energia, a tomar decisões. Práticas de aterramento e relaxamento, respiração profunda e manter um diário de emoções podem ajudar.


VÊNUS RETRÓGRADO

Esse período pode trazer dificuldades nos relacionamentos: mal-entendidos, reprovações, ciúmes. Também afeta a percepção sobre as ações das outras pessoas. Vênus retrógrado nos leva de volta a cenários passados nos relacionamentos, despertando a nostalgia de experiências românticas anteriores.


Ex-parceiros, tanto nos relacionamentos quanto nos negócios, podem voltar. É difícil expressar sentimentos, estabelecer um contato espiritual mais íntimo. A percepção da beleza é distorcida, por isso è melhor evitar mudanças radicais na aparência ou no estilo.


É favorável ouvir a si mesmo, reconsiderar seus valores, entender melhor seu papel em um relacionamento, observar cenários importantes no casamento. Também é uma boa ideia focar na realização de suas necessidades, encontrar mandeiras harmoniosas de expressar e receber amor.


JÚPITER RETRÓGRADO

Chama atenção para questões relacionadas a estudos e orientação, realização profissional, finanças. Durante esse período, confiamos em julgamentos e diretrizes que resultam da nossa própria experiência e melhoria interna, e não naqueles que vêm de fora.


Pode ser difícil aceitar autoridade vinda dos outros, críticas em excesso. Há uma tendência a desvalorizar as opiniões de outras pessoas e entrar em discussões. Resolver quaisquer problemas legais pode ser complicado.


É um periodo favorável para mudar do externo para o interno: reconsiderar metas e prioridades, trabalhar medos e padrões, repensar ações, focar em desenvolvimento interno, explorar novas áreas de conhecimento. É o momento de construir um sistema de suporte interno e de valores que se tornarão seus principais orientadores.


SATURNO RETRÓGRADO


Distornce a sensação do tempo. Acontece cerca de uma semana antes do início do trânsito e continua durante várias semanas após o término. As pessoas podem esquecer acordos feitos, reagendar reuniões, atrasar-se ou chegar mais cedo em compromissos, falhar prazos.


Pode ser difícil acompanhar as coisas e gerenciar o tempo de forma eficaz. Saturno retrógrado nos faz reconsiderar nossos valores e diretrizes profissioanais, atitudes em relação ao serviço e ao trabalho. Os precessos de trabalho, construção e renovação podem desacelerar e até mesmo parar por completo.


Acredita-se que esse é o momento para resolver tarefas difíceis, mas necessárias. É favorável para relembrar obrigações e promessas antigas e começar a cumpri-las. Saturno nos ensina a administrar nosso tempo e aguardar com paciência.


A influência dos planetas em cada pessoa depende principalment das suas posições no mapa natal e se movimento é direto ou retrógrado.




5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page